Tutorial

O Transformice já possui um pequeno tutorial que te ensina alguns comandos para jogar. Logo em seguida ele encoraja o jogador a clicar no botão Ajuda para ler mais e descobrir sobre o jogo. O que acontece é que as poucas informações contidas no texto de ajuda do Transformice já estão desatualizadas, fazendo com que muitos jogadores fiquem confusos e desencorajados a continuar jogando.

Como é de se imaginar, a comunidade brasileira do Transformice é a mais criticada por seu comportamento em relação às outras. Portanto, pedir ajuda e informações enquanto joga não é uma tarefa fácil, pois você será chamado de “noob” “lixo” porque o pessoal não sabe ajudar novatos.

Pensando em jogadores como você, resolvi montar este tutorial com todas as informações que um novo jogador deveria saber antes de se aventurar no mundo de Transformice.

Capítulo 1 – Conhecendo o jogo

Em Transformice, você entra na pele de um rato. Seu grande objetivo é coletar queijos que são conquistados a cada mapa (fase ou estágio). Coletar queijos é bem simples, apenas corra até ele e depois entre na toca. Você não estará só nessa captura pelo queijo, outros 25 ratos famintos estarão também!

Calma, tem queijo para todos, mas o grande interesse de todos é pelo “first”. O first é conquistado quando você completa um mapa antes dos outros em uma sala com 11 ou mais ratos (jogadores).

Algumas fases são difíceis ou impossíveis de serem completadas sozinho, então é aí que entra o Shaman. O Shaman será um jogador escolhido para ajudar os outros jogadores a capturarem o queijo e entrar na toca. O Shaman pode ajudar invocando objetos como caixas, tábuas e balões. Tudo para ajudar ou estragar tudo.

Transformice é um bom espelho da realidade: alguém com tantos poderes pode querer fazer um bom uso deles ou não, tudo a critério do próprio jogador. Muitos mapas possuem a figura do Shaman, mas não é necessária a ajuda dele para completar. Então o Shaman poderia simplesmente ficar parado esperando os ratos terminarem  o objetivo, ajudar quem está com dificuldades ou disparar balas de canhão para atrapalhar. A grande busca para quem gosta de ser shaman são os “ratos salvos”, que são os ratos que completaram o mapa enquanto o jogador é shaman.

Capítulo 2 – Você é um rato!

Como rato você tem dois objetivos: conseguir o queijo ou, até mesmo, o first! Conseguir o first não é nada fácil, a menos que você utilize de técnicas especiais e conhecimentos dos mapas do jogo.

Para controlar seu rato você deve utilizar as setas do teclado ou as teclas WASD.

Double jump

Embora seja parecida, a jogabilidade de Transformice é um pouco diferente de Mario ou jogos do gênero. O seu rato pode pular sempre que estiver executando a “animação de andar”. Quando seu rato pula, ele não executa mais, fazendo com que você não possa pular mais (óbvio). Mas, você pode pular enquanto o rato estiver caindo, pois ele estará executando a animação de andar, fazendo com que o alcance do salto seja maior.

Walljump

Também chamado de WJ, essa manobra permite que seu rato escale paredes. Veja como fazer:

Esteja distante da parede ao pular.

Só encoste na parede enquanto o rato estiver caindo, nunca quando estiver subindo.

Se der certo, o rato executará a animação de andar novamente, isso significa que você pode dar um novo pulo.

Aproveite este novo pulo para se afastar da parede novamente e encostar enquanto estiver caindo.

Vá repetindo até atingir a altura necessária.

A teoria do walljump é esta. Agora é com você! Não tem como aprender sem praticar.

Nota: não é possível escalar pisos que não possuem fricção (exemplo: gelo e trampolim). Quanto mais fricção o piso tiver, mais fácil é de escalar. Pisos de chocolate são os que mais tem fricção.

Midjump

Pisos de lava possuem restituição muito alta, fazendo com que tudo que encostar nela seja projetado para o lado oposto com muita força. Uma técnica que pode evitar mortes com este piso é o midjump. Sempre que você pisa em uma plataforma, você tem o direito de dar um novo pulo, como dito no Doublejump. Com a lava é a mesma coisa: você pisa nela e será jogado para o alto, mas ainda poderá dar um novo pulo. Este pulo anulará qualquer velocidade vertical que o seu rato tiver. De modo simplificado, segure o botão de pular ao encostar na lava. Esta técnica há chances de erro, portanto nem sempre dará certo. Também há casos que a restituição é maior do que o normal, fazendo que com o rato suma do mapa antes mesmo que você possa fazer o Midjump.

Capítulo 3 – Você é o shaman!

Enfim chegou o momento que você foi o escolhido para ser shaman. E agora? O que fazer? O shaman é a peça chave para o jogo e pode depender de você se os ratos vão conseguir pegar o queijo ou não. Para ajudar, você dispõe de alguns objetos, que ficam presentes no canto inferior direito. Cada objeto possui suas propriedades e particularidades. Resta agora usá-las de forma efetiva. Veja quais são as ferramentas:

As ferramentas são de fácil acesso.

Seta - É apenas uma seta para indicar aos ratos onde eles devem ficar. Útil em vários casos que você precisa que os ratos fiquem em determinado lugar.

Espírito (Spirit) – Uma energia mística que joga os ratos e objetos que estão ao redor. Útil para levar os ratos para lugares distantes ou mudar de posição alguns objetos. Lembre-se que o spirit não afeta pisos.

Balão – É uma balão que sobe. Em sua forma normal ele não interage com os ratos, somente objetos. Se você pressionar espaço, ele será invocado de forma sólida, fazendo com que os ratos possam subir nele. Atenção, pois se muitos ratos subirem nele, o balão explode. O efeito da explosão é representado por um spirit. Então é normal que os jogadores achem que você deu um spirit. Outra possibilidade deste item é que você pode amarrá-lo à objetos e ratos. Para isto, aperte C, V, B, N ou J, você reparará que o balão não estará mais junto ao mouse, mas um pouco mais para cima. Para prender em algo você deve mirar o cursor do mouse naquilo que quer amarrar. Ratos presos em balão ficarão presos até se moverem.

Runa – O objeto mais estranho e mais sem noção do jogo. A utilidade dele é bem direta: empurrar coisas. Ele sempre andará para a direção que aponta. Ele empurra tudo o que estiver pela frente. Em sua forma normal ele não interage com ratos, somente objetos. Se pressionar espaço ele poderá empurrar ratos também. Tem capacidade de ser pregado.

Caixa pequena e caixa grande – Enquanto um é uma caixa leve, o outro é uma caixa mais pesada e maior. A função principal é servir de degrau em vários casos. Também pode ser usado como peça em várias construções. Tem modo fantasma e capacidade de ser pregado.

Bigorna – Possui o mesmo tamanho de uma caixa pequena, mas tem peso maior que de uma caixa grande. Sua função é pesar coisas e servir como degrau. Por ser pesado, é difícil dos ratos empurrarem e estragar a construção. Tem modo fantasma e capacidade de ser pregado.

Tábua grande e tábua pequena – São o mesmo item, a diferença está na tábua grande ter o dobro da largura de uma tábua pequena. A função é servir como peça em suas construções. Provavelmente será o item mais usado por você. Tem modo fantasma e capacidade de ser pregado.

Bola - O objeto mais engraçado e divertido do jogo. A bola quica e é bem leve. Pode servir de trampolim em alguns casos. Tem modo fantasma e capacidade de ser pregado.

Trampolim – É uma armação com revestimento de silicone por cima. Este silicone tem uma restituição que faz com que os ratos e objetos que toquem sejam jogados com a mesma força para o alto. Tem modo fantasma e capacidade de ser pregado. Só tem em alguns mapas.

Bola de canhão (Cannon) – É uma bola preta com o mesmo peso da bigorna. A diferença é que ele é disparado com força para onde ele estiver apontando. A utilidade está em matar ratos desobedientes ou por simples prazer. Tem modo fantasma e capacidade de ser pregado.

Portais – Há um azul e um laranja. Tudo que entra em um sairá no outro. Ou seja, é uma maneira de ligar dois pontos distantes do mapa. Só tem em alguns mapas.

Conjuração – É um item divertido de usar. Com ele, você poderá desenhar o caminho para os ratos andarem. O caminho é feito de pixels de pisos cinzentos. Os pisos somem depois de aproximadamente 10 segundos. Só tem em alguns mapas.

Funções nos objetos

Modo fantasma – Para usar, aperte barra de espaço logo após selecionar o item. O item ficará transparente e só irá interagir com outros objetos. Os ratos irão atravessá-lo. Balão e runa já ficam no modo fantasma sem precisar apertar espaço.
Pregos – São pontos que pode ligar objetos uns nos outros. Aperte C, V, B, N ou J logo após selecionar o objeto para selecionar um prego. Aperte um desses botões mais de uma vez para mudar a posição no objeto. Veja quais são as características de cada prego.

Os pregos amarelos e vermelhos são os maisusados para construir pontes.

Prego amarelo (C) – Deixa o objeto preso em outro. Ele não gira em torno do seu eixo e fica sempre fixo. Dependendo do objeto ao qual ele for anexado, ele pode entortar e cair.

Prego verde (V) – Deixa o objeto preso em outro. Ele gira em torno do seu eixo. Ou seja, ele é útil em casos que é necessário deixar solto.

Prego vermelho (B) – Deixa a tábua presa no fundo do jogo. Ele pode ser anexado em qualquer lugar. Só pode ser colocado no centro de tábuas. Uma dica é colocar preso em objetos para deixar mais firme sua construção.

Prego com motor (N) – É semelhante ao prego verde, a diferença está neste ter uma rotação em sentido horário. Útil para criar mecanismos e divertidos elevadores.

Prego com motor (J) – Mesma coisa que o N, mas gira em sentido anti-horário.

A melhor maneira de aprender a ser shaman é observar o que os outros fazem. Você também pode ir numa sala sozinho para tentar passar sendo shaman.

Capítulo 4 – Interface e comandos

A interface do Transformice é baseado em menus e comandos. Veja cada recurso presente no jogo.

Mudando de sala

Digite /sala para mudar para uma sala aleatoriamente. Se quiser ir para uma sala determinada, você deve colocar o nome dela depois do comando. Por exemplo, se eu quero ir para a sala 10 eu digitaria /sala 10. Também é permitido nomes com letras, como /sala rato, /sala queijo, etc. Se a sala que você digitar não existir, você criará ela, podendo jogar sozinho ou convidar amigos para visitar a mesma sala e jogar juntos. Lembre-se que você só pode entrar em salas da comunidade em que estiver. Por exemplo, você não pode entrar em uma sala inglesa se você estiver na comunidade brasileira.

Para jogar você e amigos de comunidades diferentes, deve criar uma sala universal. Salas universais tem * (asterisco) antes do nome. Elas são representadas por uma bandeira com queijo e fundo azul. Exemplo de sala /sala *amigos.

Lista de amigos

Para acessar a lista de amigos entre em Menu>Amigos

Para adicionar um amigo, você deve digitar no chat o comando /amigo seguido do nick dele. De modo alternativo, você pode clicar no nick do amigo e clicar na opção Amigo. Não há sistema de convites de amizades, ou seja, você pode adicionar um usuário, mas este pode não adicionar você de volta.

Se um amigo adicionar você de volta, você poderá ver em que sala ele está.

A lista de amigos só permite um máximo de 200 amigos.

Cochichos

Você pode enviar e receber mensagens privadas de outros jogadores. Para enviar uma você deve digitar o comando /c seguido do nick do jogador e da mensagem. Exemplo

/c tigrounette oi

Você enviará uma mensagem para o Tigrounette escrito “oi”.

As mensagens enviadas aparecem em amarelo em ton claro com uma seta < antes do nick.

Mensagens recebidas aparecem em laranja com o nick do jogador em negrito e com uma seta > antes do nick.

Para não precisar ficar digitando o comando inteiro para enviar várias mensagens, você pode optar por estas dicas:

Pressionando R sem estar com o chat selecionado fará com que você habilite o recurso de responder o último cochicho recebido. Por exemplo, se um jogador com o nick Paulobr enviar uma mensagem para você, você pode responder imediatamente apenas apertando R, então aparecerá automaticamente o comando /c Paulobr no chat para que você só digite a mensagem a ser enviada.

Ao enviar um cochicho, o nick do jogador aparecerá em um botão ao lado do chat. Você pode clicar nele e ficar conversando como se fosse um msn. Cuidado para não confundir ao querer enviar uma mensagem para a sala e não para o jogador. Quando quiser ver o chat geral clique em Sala ou feche a conversa com o jogador clicando no X do chat.

Desativação de cochichos

Da mesma forma que alguns jogadores adoram conversar, outros não gostam ou não podem naquele momento, é aí que entra o comando /silence.

O comando desativa o recurso de receber cochichos de quem não é seu amigo, mas você ainda poderá enviar. Lembre-se ao tentar conversar com alguém, verifique se está desativado.

Para ativar novamente digite /silence novamente.

Quando você está com os cochichos desativados e alguém tenta conversar com você, essa pessoa receberá uma mensagem como essa:

Fulano desativou os cochichos.

O /silence impede o recebimento de cochichos apenas de quem não está em sua lista de amigos. Para desativar para todos digite /silence* (com um asterisco no final).

É possível colocar um recado na mensagem do silence para que os usuário saibam o motivo. Apenas digite o motivo após o comando. Veja o exemplo:

/silence Não posso falar agora.

Quem tentar enviar, receberá uma mensagem assim:

Fulano desativou os cochichos. (Não posso falar agora.)

Da mesma forma, funciona com /silence*.

Visualização de perfil

Você pode abrir o perfil de um jogador digitando /perfil seguido do nick dele ou clicando no nick dele e clicar na opção Perfil.

No perfil você tem acesso a algumas informações do usuário como a Tribo atual dele, os títulos que ele possui, qual ele está usando, data de criação da conta e contagem de ratos salvos como shaman, queijos coletados e firsts.

Para acessar o seu perfil é mais fácil, basta clicar na foto do seu rato ao lado do menu.
Títulos

Os títulos são textos que aparecem logo abaixo do seu nick em jogo. São prêmios por conquistas que você faz no jogo. Você pode desbloquear títulos por ter  coletado uma certa quantidade de queijos, firsts e ratos salvos. Também pode desbloquear em eventos como natal e páscoa. Para observar os títulos que você possui, você deve digitar o comando /title.

Observe o número dos títulos e escolha o que mais agrada você. Para colocar um digite /title seguido do número do título. Você pode ver a lista de todos os títulos desbloqueáveis neste link.

Loja

Você pode usar seus queijos coletados para comprar acessórios para seu rato. Os acessórios são apenas para customizar seu rato e não o deixarão mais rápido e nem nada do tipo. Os acessórios estão separados em categorias e você só pode colocar um objeto de cada categoria em seu rato. Não se preocupe, pois você pode comprar quantos quiser e pode ir trocando conforme seu gosto. Você pode experimentar um acessório antes de comprar clicando sobre a figura dele ao invés de clicar no preço.

Capítulo 5 – Editor de mapas

Transformice não só tem mapas próprios, como também permite que os próprios jogadores criem seus mapas para aparecerem pelas salas. Visite o editor de mapas digitando /editor ou acessando o Menu>Editor de mapas.

O editor de mapas possui pisos, decoração e objetos para você colocar em seu mapa. É possível criar mecanismos complexos para que você consiga um determinado efeito em seu mapa. Você pode aprender mais sobre mapas clicando aqui.

Capítulo 6 – Tribos

O Transformice possui um sistema de clãs ou guilds cujo nome são Tribos. O objetivo principal é juntar grupos de jogadores com afinidade ou com os mesmos ideais. Uma tribo possui um dono que pode administrar cargos para os membros que podem ou não possuir poderes, tudo de acordo com o dono.

O que uma tribo possui é uma sala exclusiva denominada “cafofo”, onde os jogadores podem colocar mapas específicos para rodar, tanto para treino quanto para diversão. Os membros que podem colocar mapas e músicas depende do dono da tribo, que deve dar poderes aos cargos dos membros.

Também possui um canal de chat exclusivo de cor verde, para falar nele digite /t seguido da mensagem, ou simplesmente pressione T sem estar com o chat selecionado para que o /t apareça direto e você só tenha que digitar a mensagem.

Você pode observar o “Painel da Tribo” clicando em Menu>Tribo. Nele você observa os membros que estão online e suas respectivas salas. Também observa o texto de boas vindas que pode ser personalizado pelo dono ou por quem tiver poderes.

Inicialmente você não tem uma tribo e você deve entrar em uma ou criar sua própria para observar os tais recursos. Para criar sua própria tribo você gastará 500 queijos da loja.

Você só pode ficar em uma única tribo. Você também deve estar sem tribo para poder criar uma.

Ao entrar em uma tribo, você ganha alguns comandos novos, a maioria deve ser fornecido pelo dono da tribo. O dono possui todos os comandos.

Chat

/t [mensagem] – Falar no chat da tribo

/mt – Desativar o chat da tribo. Aparecerá uma mensagem para você e para os membros para que saibam que você não irá mais ler mensagens do chat da tribo. Digite novamente para reativar.

Administrativo – Somente membros autorizados pelo dono tem este recursos.

/rt [nick] – Enviar um convite para entrar na tribo. Para o convite ser enviado o jogador não deve estar em uma tribo. De modo alternativo, pode-se recrutar de modo fácil clicando no nick de um jogador e clicar em Recrutar no menu que se abre.

/tk [nick] – Expulsa um membro da tribo. Este comando pode ser usado mesmo quando o membro não está online.

CafofoSão comandos que funcionam somente na sala exclusiva da tribo. Somente membros autorizados pelo dono tem estes recursos.

/np [map] – Coloca um mapa instantaneamente na sala. Podem ser colocados mapas vanilla e de usuários. Mapas vanilla são representados por números que podem ser observados enquanto joga. Mapas de usuário são representados por ID como @110182, também podem ser observados enquanto joga.

*Você pode encontrar IDs de mapas em http://br.cheese.formice.com/maps . Você deve se registrar no site para poder ver os mapas.

/npp [map] – É semelhante, mas este coloca o mapa na fila para que seja o próximo mapa e não imediatamente como o /np.

/ch [nick] – Define o jogador como o próximo shaman.

/neige – Começará a nevar e os ratos poderão tocar neve apertando para baixo ou S. A neve dura aproximadamente 1 minuto.

/sy [nick] – Define um jogador como o Sync. Saiba o que é clicando aqui.

/musique [link] – Permite tocar uma música na sala. Os links com músicas normalmente terminam com .mp3. Também permite colocar vídeos se o mapa do cafofo tiver uma tela, neste caso o link deverá ser de um vídeo do Youtube.

Capítulo 7 – Salas especiais

Já foi dito acima como mudar de sala e como criar sua própria sala. Este capítulo trata de salas já criadas e que possui uma característica diferente de uma sala normal. Estas salas são chamadas salas de minigames pois o objetivo delas muitas vezes é trazer um game novo dentro do Transformice. Veja quais são estas salas:

Controlados pelo Servidor

/vanilla

Digitando este comando você irá para uma sala pública de vanilla, também pode acessar de modo alternativo pelo Menu>Vanilla.

Este tipo de sala permite somente que rodem mapas oficiais do Transformice, chamados de vanillas. São criticadas por serem salas muito monótonas, pois vem sempre os mesmos mapas. É um bom lugar para treinar como ser shaman e conseguir ratos salvos.

Você pode criar sua própria sala vanilla bastando colocar a palavra “vanilla” no nome da sua sala. Por exemplo /sala bolo de vanilla.

/bootcamp

Digitando este comando você irá para uma sala pública de bootcamp, também pode acessar de modo alternativo pelo Menu>Bootcamp.

Este tipo de sala só roda mapas de treinamento. Os mapas não possuem shaman e tem 6 minutos de duração, ao invés de 2 minutos normais. Ao morrer você volta ao ponto de origem dentro de 15 segundos ou menos. Esta sala abusa de técnicas como Walljump, Cornerjump, Longjump, etc. Tudo para treinar os jogadores. Nestas salas não conta queijo e nem firsts.

Você pode criar sua própria sala bootcamp bastando colocar a palavra “bootcamp” no nome de sua sala. Por exemplo /sala bootcamp treinamento.

Minigames

Estes sim são os verdadeiros minigames. Todos eles são controlados por bots e não pelo servidor do jogo.

/sala racing

É uma sala destinada somente para quem gosta de competir pelo primeiro lugar. Os mapas não possuem a ajuda do shaman. O próprio bot da sala é o shaman para impedir que alguém seja o shaman e atrapalhe. Os mapas tem duração de apenas 1 minuto, depois de ter passado este tempo o bot mudará de mapa.

Possui varias salas racing, como racing2, racing3, *racing, etc.

/sala shaman

É uma sala destinada apenas para quem gosta de ser shaman. Todos os mapas desta sala necessitam da ajuda do shaman. A dificuldade dos mapas é definidos por números de 1 a 10. Você pode definir o nível dos mapas que virá quando você for o shaman digitando /c shambot setdiff A-B (onde A é a dificuldade mínima e B a máxima). Um exemplo: se eu quiser somente mapas de dificuldade 3 a 6 eu digitaria /c shambot setdiff 3-6. É obrigatório que tenha uma diferença de 2 números entre a dificuldade mínima e a máxima. O bot enviará uma mensagem para você indicando que a informação estará salva.

A sala possui um sistema de level, onde você irá progredir conforme você complete os objetivos como shaman. Mapas de nível mais alto dão mais pontos para subir de level. Esta é uma boa sala para você praticar como shaman e aprender coisas novas.

Possui várias salas shaman, como shaman2, *shaman, etc.

/sala survivor

Esta sala é o oposto da sala shaman. Se na sala shaman você deve salvar ratinhos como shaman, nesta você deve descontar toda a sua raiva para matá-los. Os mapas desta sala não possui acesso a queijo e nem toca e portanto não podem ser completados. O objetivo do shaman é tentar matar todos os ratos para completar o mapa. Conforme você vai sobrevivendo a morte, você fica mais perto de ser o shaman assassino. Se for o único sobrevivente em um round, será imediatamente o shaman. É uma boa sala para praticar desvios de cannons e táticas para matar ratos trolladores.

Possui várias salas survivor, como survivor2, survivor3, *survivor, etc.

/sala fight

Nesta sala só virá mapas de dois shamans. O objetivo é matar o outro shaman antes que ele te mate. A sala tem uma regra onde não é possível invocar qualquer item antes de 10 segundos. É uma sala onde você se torna shaman muito rápido, pois são dois shamans escolhidos por round.

Possui várias salas fight, como fight2, fight3, *fight, etc.

/sala baffbot

É uma sala com muita festa e música. Os jogadores podem pedir música para o bot colocar na sala e ainda se divertir com vários minigames exclusivos, como mapas de balão, mapa de repetir a sequência de expressões do bot, mapas de sobrevivência, etc.

Possui vária salas baffbot, como baffbot2, baffbot3, *baffbot, etc.

Há várias outras salas que você pode ir descobrindo pelo jogo, ou até mesmo aqui pelo blog.

Capítulo 8 – Regras do jogo

Transformice, por ser um jogo para todas as idades, possui algumas regras. Não respeitá-las pode fazer com que você seja banido do jogo por alguns dias ou ser impedido de falar no chat por algumas horas.

As regras podem ser encontradas neste link. Todas elas tratam de coisas muito pertinentes no Transformice, como ofensas graves, uso de cheats para trapaças e o abuso do comando /ban.

———————————-

Espero que tenha aprendido bastante lendo este tutorial e que tenha gostado. Em breve farei mais tutoriais detalhando cada recurso.